skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Em São Torcato, há uma Romaria Grande há 170 anos que "preserva" memória

Redação
Cultura \ sexta-feira, junho 17, 2022
© Direitos reservados
A Romaria Grande de São Torcato regressa em força no primeiro fim de semana de julho. Programa foi conhecido hoje. São os 170 anos da trasladação do Corpo do Santo.

Depois de dois anos de interregno, a Romaria Grande de São Torcato regressa em força no primeiro fim de semana de julho, para assinalar a trasladação do Corpo do Santo, ocorrida a 4 de julho de 1852, do velho Mosteiro para o então Santuário e agora Basílica de São Torcato.

Esta sexta-feira, 17 de junho, a Irmandade de São Torcato apresentou, na Casa da Memória, o programa daquelas que são uma das maiores festas populares no concelho de Guimarães. O Juiz da Irmandade, Paulo Novais, destacou o “trabalho colaborativo” para o “regresso em grande força” da Romaria Grande. Foi referenciado ainda o trabalho desenvolvido no âmbito da inventariação da Romaria Grande, num processo que está em curso com a Casa da Memória de Guimarães.

O Vereador do Turismo, Paulo Lopes Silva, destacou a importância da Vila de São Torcato na preservação da cultura popular. “É simbólico celebrar os 170 anos da Romaria Grande São Torcato. Mais do que celebrar uma festa, é importante pela preservação da memória, pela preservação da tradição e por preservar o que nos une enquanto comunidade”, assinalou Paulo Lopes Silva.

O Presidente da Junta de Freguesia, Alberto Martins, vincou que a Romaria Grande “é uma grande manifestação de fé e da cultura popular”. A festa em honra de São Torcato conta com o programa extenso entre os dias 1 e 3 de julho, com Quim Barreiros como cabeça de cartaz. A novena em honra de São Torcato decorrerá entre os dias 25 de junho e 3 de julho.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: