skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Em São Torcato, perdeu-se história com incêndio de casa centenária

Carolina Pereira
Freguesias \ terça-feira, março 15, 2022
© Direitos reservados
Conhecida como Casa dos Poços, por estar situada no Lugar dos Poços, era uma habitação que já apresentava riscos “sobretudo pela madeira e pelas instalações elétricas de há muitos anos”

O centro de São Torcato foi surpreendido com labaredas no passado domingo, depois de uma das casas ter sido engolida pelas chamas. O alerta foi dado às 19h44, mas o incêndio só se deu como extinto pelas 03h00, com a presença de 23 elementos e sete viaturas.

Ao Jornal de Guimarães, Alberto Martins, presidente da Junta de Freguesia de São Torcato, diz que, embora desalojada, “era uma casa centenária e uma casa de família, por isso não deixa de haver aqui uma perda de alguma história”, lamenta.

Conhecida como Casa dos Poços, por estar situada no Lugar dos Poços, era uma habitação que já apresentava riscos “sobretudo pela madeira e pelas instalações elétricas de há muitos anos” e carecia de uma requalificação, que será agora acelerada “mantendo as fachadas da edificação daqui da vila”, segundo o presidente da Junta de Freguesia.

Na manhã de segunda-feira, a Proteção Civil da Câmara de Guimarães avaliou as condições estruturais do imóvel, e constatou que “existe ainda risco de algo poder vir a ceder” pelo que ficou definindo um perímetro de segurança em volta.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: