skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 dezembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Embaixador da República do Cazaquistão em Portugal visita Guimarães

Redação
Política \ quinta-feira, dezembro 18, 2025
© Direitos reservados
Nos dias 16 e 17 de dezembro, Guimarães acolheu a visita oficial do embaixador da República do Cazaquistão em Portugal, Jean Galiev. Comitiva visitou o centro histórico e empresas vimaranenses.

Guimarães recebeu, nos dias 16 e 17 de dezembro, a visita oficial do embaixador da República do Cazaquistão em Portugal, Jean Galiev, acompanhado pelo cônsul honorário da República do Cazaquistão em Portugal e pelo Conselheiro da Embaixada.  A visita “enquadrou-se na estratégia municipal de afirmação internacional de Guimarães como território de inovação, conhecimento, sustentabilidade e diplomacia económica”, promovendo “o diálogo institucional, académico e empresarial entre Guimarães e o Cazaquistão, país com uma posição geoestratégica central no espaço euro-asiático”, adiantou o município em comunicado.

A visita da comitiva arrancou no dia 16 de dezembro. Depois de o concelho ser apresentado, seguiu-se uma visita ao Centro Histórico de Guimarães, descreve a autarquia. Durante a tarde, a comitiva visitou as empresas Lameirinho e Amtrol-Alfa.

No dia 17 de dezembro, a agenda “prosseguiu com a visita à empresa ICC Lavoro” e ao Laboratório da Paisagem. "A visita terminou na Universidade do Minho, com receção pelo reitor e pelo pró-reitor para a inovação, onde foi apresentado o ecossistema de inovação universitário”, aponta a autarquia. A passagem pelo Fibrenamics evidenciou ainda “o potencial do território em áreas como materiais avançados, têxtil técnico e transferência de conhecimento para a indústria”.

Durante os dois dias, o município destacou “a ambição de Guimarães em reforçar pontes entre a Europa e a Ásia”, assinalando “a coincidência estratégica entre Portugal” e o Cazaquistão, “situado no coração da Eurásia”. “Esta aproximação abre novas perspetivas de cooperação económica, empresarial, científica e institucional, potenciando oportunidades para as empresas e instituições vimaranenses no espaço euro-asiático”, lê-se no comunicado.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia