skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
05 fevereiro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

emmy Curl, Fidju Kitxora, Chico Bernardes e Maidavale no Westway LAB 2025

Redação
Cultura \ quarta-feira, fevereiro 05, 2025
© Direitos reservados
A cooperativa A Oficina anunciou os primeiros quatro nomes para os concertos da 12.ª edição do festival. Há ainda residências artísticas e conferências num cartaz que se estende de 09 a 12 de abril.

O Westway LAB vai apresentar-se reconfigurado para a 12ª edição e cada vez mais afirmado enquanto processo coletivo e colaborativo, com a música enquanto veículo central, mas na companhia do cinema. O festival vai decorrer entre 09 e 12 de abril, novamente erguido sobre três pilares: o Lab, referente a artistas em residência, o Meeting, referente a conferências, networking e pitching, e o Live, referente aos concertos. Os concertos realizam-se a 11 e 12 de abril, sendo já conhecidos quatro dos nomes que vão subir ao palco: : emmy Curl, Fidju Kitxora, Chico Bernardes e Maidavale.

Artista multifacetada com 17 anos de carreira, emmy Curl está de regresso aos palcos com o álbum "Pastoral", cujo concerto de apresentação é uma oportunidade exclusiva para mergulhar na riqueza da cultura ancestral portuguesa, enquanto a artista nos conduz por uma viagem sonora pelas paisagens mágicas do interior de Portugal.

Já Fidju Kitxora é uma entidade enigmática em trânsito entre Lisboa e Cabo Verde. Com uma sonoridade que evoca vozes passadas, presentes e futuras da diáspora, reordenam-se diversas linguagens numa música viva e em constante mutação, para onde acorrem o calor do funaná, o balanço do semba, as síncopes do kuduro, da afro-house e demais miscigenações sinceras. Por entre gravações de campo, sintetizadores planantes, samples vocais e uma barragem imparável de batidas infecciosas, Fidju Kitxora entrega-se em constante mistério e mutação.

Chico Bernardes é um cantor, compositor e multinstrumentista de São Paulo, que lançou em 2019, aos 20 anos, o seu primeiro disco a solo. Carregando referências como Nick Drake, Ryuichi Sakamoto, Angelo de Augustine, Gilberto Gil, Joni Mitchell, Steve Reich e muitos outros, Chico Bernardes mistura sonoridades antigas e modernas para acomodar as suas histórias íntimas e pessoais.

Banda originária de diversos contextos, tanto musicais como geográficos, Maidavale tem cativado audiências com a maravilha psicadélica sueca e a sua energia vibrante desde que começaram na cena underground de Estocolmo há uma década. A banda combina neo-psicadelia e krautrock com influências que vão desde o pós-punk e a funkadelia até ao blues do Norte de África. Com vários trabalhos já aclamados e atuações ao vivo em eventos como Manchester Psych Fest, o Burg Herzberg Festival, o Rockpalast, o Barcelona Psych Fest, o Sweden Rock Festival, o Bordeaux Psych Fest e o Desetfest Berlin, preparam-se agora para nos impactar em Guimarães.

No Westway Meeting, existem já muitas presenças nacionais e estrangeiras confirmadas, para debater o futuro do “som & imagem” com preocupações de inovação, circularidade, sustentabilidade e capacitação para a internacionalização. The Legendary Tigerman será protagonista enquanto Keynote nacional na relação da música com o cinema. Tiffany Fukuma, a nova CEO da Keychange, virá falar dos novos desafios para a igualdade no setor. Paola Wescher, agente da Last Tour, entidade promotora do Kalorama Festival, trará um olhar sobre o agenciamento e a ligação aos festivais. E Turo Pekari, da Music Finland, abordará a inovação tecnológica e os desafios da IA no som & imagem. 

No Lab, também já estão encontrados e serão anunciados em breve os artistas que vão residir e trabalhar juntos por uma semana no Centro de Criação de Candoso, para depois apresentarem os resultados no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #86