skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Empresa de plantas medicinais investe 30 milhões para se alojar no Avepark

Redação
Ciência & Tecnologia \ quinta-feira, julho 22, 2021
© Direitos reservados
A unidade industrial da SMC Therapeutic estará vocacionada para a “produção, extratos e descarboxilação de THC e CBD”, compostos derivados da planta de canábis. Prevê-se a criação de 150 empregos.

O Avepark, parque de ciência e tecnologia sediado em Barco, vai albergar uma unidade industrial vocacionada para a produção de plantas medicinais para a indústria farmacêutica. O investimento, avaliado em 30 milhões de euros, está a cargo da SMC Therapeutic Health Center Production, sediada na vila de Prado, em Vila Verde, e perspetiva a criação de 150 postos de trabalho “numa fase inicial”, 20 deles qualificados.

Em comunicado, a empresa esclareceu que o “principal objetivo da nova unidade industrial”, com área aproximada de 30 mil metros quadrados, é o de “produção, extratos e descarboxilação” de tetraidrocanabinol (THC) e canabidiol (CBD), compostos derivados da planta de canábis. A unidade deve começar a funcionar no terceiro trimestre de 2023, lê-se ainda.

Em atividade desde 2020, a SHC Therapeutic reitera que esta aposta na Investigação & Desenvolvimento procura “desenvolver uma tecnologia inovadora” que “permita a produção em massa de biocompostos para efeitos medicinais e farmacêuticos”.

Nesse mesmo comunicado, o diretor-geral da SMC, Carlos Amorim, realçou que a empresa necessita de “um investimento tecnológico que lhe permita o aumento da sua capacidade produtiva, através de mão de obra qualificada”, para fomentar a “proximidade” que já tem com “entidades públicas e privadas” e alcançar “um crescimento sustentado em Portugal”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: