skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 julho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

A vimaranense NVE Engenharias recebe Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Redação
Sociedade \ quinta-feira, julho 08, 2021
© Direitos reservados
A reabilitação do Boavista Office Center, no Porto, concluída em 2019, garantiu a distinção à empresa vimaranense de engenharia e construção. Edifício é ocupado pela Farfetch.

A intervenção realizada no Boavista Office Center, edifício de serviços no Porto com oito pisos de escritórios e uma cave de estacionamento, valeu à empresa vimaranense NVE Engenharias S.A. o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. O galardão foi entregue em Lisboa, numa cerimónia decorrida nesta quarta-feira, ao final da tarde.

A intervenção da empresa vimaranense de engenharia e de construção levou a melhor na categoria Cidade do Porto, uma das 10 que premeiam intervenções de reabilitação. As outras são Impacto Social, Turismo, Comercial & Serviços, Residencial, Reabilitação Estrutural, Restauro, Melhor Intervenção inferior a mil metros quadrados, Sustentabilidade e Cidade de Lisboa.

Concluída em 2019, a obra contemplou a renovação de fachadas, de interiores e espaços de estacionamento. Localizado nas estradas da Boavista, o imóvel é ocupado pela Farfetch , empresa tecnológica de base ligada à venda de artigos de luxo por digital, com um polo no Avepark, em Barco. 

O projeto de reabilitação é da autoria de gabinete Barbosa & Guimarães Arquitetos, num dos edifícios mais emblemáticos da cidade do Porto. O edifício de escritórios BOC insere-se no Parque Residencial da Boavista, que foi projetado pelo arquiteto Agostinho Ricca, com várias infraestruturas organizadas em torno de um espaço verde que funciona como centro cívico.

Entre as intervenções nomeadas para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, estava ainda a da requalificação da fábrica Freitas & Fernandes, em Couros, para a instalação da Universidade das Nações Unidas, levada a cabo pela FM Magalhães, empresa de Barcelos.

Os galardões de 2021 albergam edificios intervencionados em Portugal, cuja licença de utilização foi emitida entre 01 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73