skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Escola Básica de Motelo inaugura parque de jogos tradicionais

Redação
Educação \ sexta-feira, maio 17, 2024
© Direitos reservados
Equipamento no espaço exterior da escola, na envolvência do jardim sensorial, abre portas a encontros de famílias e a partilhas intergeracionais, facilitando interação escolar e social.

A Escola Básica de Motelo, em Fermentões, inaugura esta sexta‐feira um parque de jogos tradicionais na envolvência do jardim sensorial, com recreios escolares lúdicos e divertidos num ambiente promotor da saúde do corpo e da mente.

Designado “Jogos (Con)Sentidos”, o equipamento foi desenhado com o envolvimento de toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Fernando Távora, com os objetivos de “proporcionar a igualdade de oportunidades”, “motivar os alunos para a aprendizagem e aquisição de saberes e competências”, “criar um clima favorável ao sucesso educativo” e “aumentar o envolvimento dos pais ou encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos”.

O estabelecimento tenciona assim promover “encontros de família”, contribuindo para “a convivência e a coesão da comunidade educativa”, e desafiar os mais novos a “experimentarem novos jogos, práticas e novas formas de brincar que remetem para o tempo dos seus pais e dos seus avós”, numa eventual “partilha intergeracional”.

“A simplicidade dos jogos tradicionais e a forte relação com a natureza constituem-se como práticas e ambientes facilitadores de interação escolar, familiar e social. As evidências científicas e pedagógicas demonstram que o brincar e o lúdico através dos jogos são relevantes na educação e na aprendizagem das nossas das crianças”, reitera o comunicado enviado às redações.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73