skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Escultura de D. Afonso Henriques que vai para Zamora exposta em Coimbra

Redação
Cultura \ quarta-feira, abril 12, 2023
© Direitos reservados
Pesa cerca de quinze toneladas e tem sensivelmente quatro metros. Está em Coimbra, podendo vir ainda a ser instalada temporariamente antes de rumar definitivamente para a cidade espanhola.

A escultura de D. Afonso Henriques que será instalada em Zamora, por iniciativa da Grã Ordem Afonsina em parceria com a Fundação Rei Afonso Henriques, já se encontra exposta em Coimbra, onde foi apresentada.

Recorde-se que esta peça de arte gerou polémica e foi mesmo tema de discussão e câmara, acabando por ser divulgada em Coimbra e não em Guimarães, tal como era intenção dos promotores da iniciativa.

Desenhada por Abel Salazar e de autoria de Dinis Ribeiro, dois vimaranenses, esta peça de arte em granito pesa cerca de 15 toneladas e tem sensivelmente quatro metros de altura. Representa D. Afonso Henriques ainda jovem com catorze anos, segurando uma espada, que pode também ser vista como uma cruz.

Antes de ir para Zamora, há ainda a possibilidade de a escultura estar exposta em Guimarães, caso a Grã Ordem Afonsina acolha o local sugerido pelo município para a instalação temporária desta peça artística.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: