skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Espólio com mais de 6 mil fotografias adquirido pela Câmara Municipal

Redação
Sociedade \ terça-feira, março 02, 2021
© Direitos reservados
Espólio é da autoria da antiga Foto Simão e vai ser integrado no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

Centro histórico, 25 de Abril ou Vitória: tudo isto está retratado num espólio fotográfico com mais de seis mil fotogramas, referente aos anos 60 e 90, que a Câmara Municipal de Guimarães adquiriu à empresa José Carlos Moreira Fotografia. Os fotogramas em questão são parte do espólio da antiga Foto Simão, realizados ao longo de 40 anos, e focam vários temas da vida vimaranense, com um grande destaque para o seu centro histórico classificado pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.

O espólio ficará integrado no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, devendo ser agora alvo de restauro e devido tratamento pelos seus técnicos, sendo posteriormente disponibilizado a todos os que assim o desejem. A autarquia concretizou assim uma intenção que já tinha manifestado há cerca de uma década.

A vereadora da Cultura, Adelina Paula Pinto, mostrou-se “extremamente feliz”, por garantir um espólio de “valor inestimável”, por retratar “muito bem as vivências do nosso centro histórico, com o edificado e as pessoas a terem uma grande predominância”. “Temos aqui uma excelente base para uma melhor compreensão da segunda metade do século XX em Guimarães, permitindo múltiplas atividades que podem ser realizadas”, acrescentou.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: