Comunidade de energia do Estádio D. Afonso Henriques inaugurada no sábado
A comunidade de energia que começou a ser instalada em junho no Estádio D. Afonso Henriques vai ser inaugurada no sábado, à boleia do encontro entre Vitória e Rio Ave, da 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic, marcado para as 15h30.
Desenvolvido pela Sustainable Energy Systems (SES), o projeto reúne 1.900 painéis solares e conta com uma potência de 1 megawatt, capaz de assegurar 45% das necessidades energéticas do estádio vitoriano, de proporcionar uma redução de até 30% na fatura energética de cerca de 350 famílias vimaranenses e de reduzir a emissão de dióxido de carbono em 654 toneladas por ano, equivalentes, segundo a empresa de Vila do Conde, à plantação de cerca de 4.575 árvores.
Alvo de um investimento de 800 mil euros por parte da SES, o projeto resulta de uma parceria entre a empresa e o Vitória num prazo de 15 anos que pode ser prolongado até 25, com os custos de manutenção a serem também assumidos pela SES.
A empresa assinala o momento com um stand de promoção na fan zone na praça junto à bancada sul do estádio e com uma zona na bancada junto ao relvado.