skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Estão abertas as candidaturas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Redação
Sociedade \ sábado, março 13, 2021
© Direitos reservados
O prémio, promovido para homenagear a vida e obra do historiador português Alberto Sampaio, visa incentivar o estudo e a investigação histórica em Portugal.

As candidaturas ao Prémio de História Alberto Sampaio, instituído na Academia das Ciências de Lisboa, pelos Municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão e pela Sociedade Martins Sarmento, decorrem até 31 de maio.

O prémio, promovido para homenagear a vida e obra do historiador português Alberto Sampaio e incentivar o estudo e a investigação histórica em Portugal, destina-se a galardoar, com um valor monetário de 6 mil euros, um estudo de investigação histórica, no âmbito da história económica e social portuguesa, ou no âmbito de outros domínios historiográficos associados ao legado de Alberto Sampaio.

Os estudos concorrentes, a enviar para a Academia das Ciências de Lisboa até 31 de maio de 2021, podem resultar ou ter por base trabalhos académicos, nomeadamente dissertações de mestrado ou teses de doutoramento, desde que respeitem o regulamento, disponível para consulta no portal do município famalicense, aqui, e onde podem ser consultadas as condições detalhadas de participação.

Em 2020, o Prémio de História Alberto Sampaio foi arrecadado por Alice João Palma Borges Gago, Mestre em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o trabalho “Gentes do Norte pela própria voz. Arquivos de Família da Região de Guimarães - Porto, séculos XV-XVII”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: