skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Este plano quer cuidar da biodiversidade de Guimarães. E todos podem ajudar

Redação
Ambiente \ sábado, dezembro 04, 2021
© Direitos reservados
Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães foi apresentado a autarcas, elementos de Brigadas Verdes e escuteiros. Vincou-se a importância dos vimaranenses também contribuírem.

O futuro Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães será feito com a participação da comunidade vimaranense. O desafio para o envolvimento de todos foi lançado esta manhã no Laboratório da Paisagem, entidade responsável pela execução do Plano, em parceria com o Município de Guimarães e o Laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Na sessão que contou com a presença de autarcas das Juntas de Freguesia, elementos de Brigadas Verdes e escuteiros, foi apresentada a estratégia do Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães. Esta contará com diversas ações no âmbito da inventariação e monitorização da biodiversidade existente no Concelho, que procurará contribuir para a proteção da natureza e para a mitigação da degradação dos ecossistemas. De que forma? Através da ciência-cidadã, nomeadamente com a aplicação móvel Biodiversity GO!, e eventos participativos, com a colaboração das Brigadas Verdes, das escolas, dos escuteiros e da comunidade em geral.

O Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães pressupõe, para além da forte componente participava, uma vertente técnica, de investigação, que já identificou 12 unidades de amostragem em todo o concelho de Guimarães. O objetivo é mapear todo o território, envolvendo, formando e participando, para proteger, conservar e monitorizar as espécies existentes. Sofia Ferreira, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, sublinhou a importância do envolvimento de toda a comunidade neste projeto, como mais um exemplo do modelo de governança “Guimarães 2030”.

"Estarão no terreno investigadores do Laboratório da Paisagem e da UTAD e queremos muito também contar com a comunidade", complementou o O diretor executivo do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: