
Executivo aprova investimentos em escolas, ecovia e inovação no Avepark
Na reunião do Executivo Municipal de Guimarães, realizada a 1 de setembro, foram aprovadas diferentes propostas que, de acordo com o comunicado enviado pelo município, composto por um resumo de propostas aprovadas, "marcam novos avanços em áreas estratégicas para Guimarães".
Entre os projetos aprovados destaca-se a construção do pavilhão da Escola EB 2,3 João de Meira, um equipamento com duas naves. Foi autorizado o lançamento do concurso público para a obra, com preço base de 5,52 milhões de euros (acrescido de IVA) e prazo de execução de 545 dias.
Na mesma escola será também construída uma nova biblioteca, igualmente com concurso público aprovado. O investimento base é de 2,05 milhões de euros (acrescido de IVA) e o prazo de execução fixado em 365 dias.
No domínio da mobilidade, foi aprovada a criação da Via Ciclável (ecovia) do Lugar do Reboto (Cidade Desportiva) – Candoso São Martinho – Selho São Cristóvão - Vila de Pevidém. O concurso público da obra foi lançado com um preço base de 2,98 milhões de euros (acrescido de IVA) e prazo de execução contratual de 545 dias.
Já no setor da inovação, o Executivo deliberou a cedência em comodato dos lotes 15 (edifício) e 18 do Avepark à Associação Fibrenamics – Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos. O objetivo é instalar no parque de ciência e tecnologia o Hub de Inovação em Defesa e Proteção, dedicado à investigação aplicada à indústria.