
Exposição “Ciclos” celebra herança têxtil em Guimarães e Vale do Ave
A exposição “Ciclos – no território têxtil de Guimarães e Vale do Ave” será inaugurada esta sexta-feira, 1 de agosto, às 16h30, no Convento de Santo António dos Capuchos, em Guimarães. A mostra integra o projeto europeu Magic Carpets, plataforma dedicada à arte participativa, e resulta de um mês de residências artísticas realizadas entre 29 de junho e 31 de julho.
Sob curadoria de Cláudia Melo, com assistência de Luísa Abreu e Ana Leandro, três artistas - Nicole Weniger, da Áustria, Rio Drop, da Suécia, e Ludgero Almeida, de Portugal - trabalharam com comunidades locais, explorando práticas sustentáveis, técnicas ancestrais e economia circular no contexto da indústria têxtil da região.
O projeto, subordinado ao tema "Ciclos - Fluxos que se Renovam, uma Paisagem em Movimento", destaca a transformação contínua do território têxtil de Guimarães e do Vale do Ave, valorizando o saber-fazer local.
A exposição poderá ser visitada até 15 de setembro e é promovida pela Ideias Emergentes - Arte, Arquitetura e Produção Cultural, CRL, membro da plataforma Magic Carpets, cofinanciada pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
@Imagem: Ivo Rainha