skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Fair play financeiro vale multa. Vitória descarta risco de falhar UEFA

Redação
Desporto \ sexta-feira, maio 17, 2024
© Direitos reservados
Em comunicado emitido nesta sexta‐feira, a UEFA divulgou lista dos 13 clubes punidos, aplicando ao Vitória exclusão de um ano com pena suspensa. Causa do incumprimento está saldada. Resta pagar multa.

O Vitória foi castigado com pena suspensa de exclusão das provas da UEFA por uma temporada e com uma multa de 200 mil euros, na sequência das medidas disciplinares impostas aos 13 clubes em incumprimento com o fair play financeiro do organismo, mas o clube já saldou o valor que ditou o castigo – uma verba em dívida a um clube, referente a uma transferência –, pelo que lhe resta pagar a multa à UEFA.

As medidas disciplinares aplicadas pelo Comité de Controlo Financeiro respeitam a “contas a pagar em atraso” ou “declaração incorreta de informações de contas a pagar”, com 11 dos clubes visados a acatarem a decisão tomada e dois a recorrerem. Entre os clubes que as acataram, incluem‐se também o FC Porto, punido com uma multa de 1,5 milhões de euros e a exclusão das competições europeias por uma época, com uma pena suspensa de dois anos, e o Sporting de Braga, castigado com uma multa de 40 mil euros, já liquidada.

A UEFA esclareceu ter ficado evidente em março deste ano que os 13 emblemas em causa “não iriam cumprir os requisitos para participar nas competições europeias de clubes”, na sequência dos três momentos de avaliação, em julho e outubro de 2023 e em janeiro de 2024.

CSKA Sófia, Dinamo Tbilissi, Partizan Belgrado, Galatasaray, Real Betis, Ordabasy Shymkent (Caz), Riga FC e FK Auda aceitaram as multas impostas, enquanto Adana Demirspor e FC Shakhtyor recorreram da decisão.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73