skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Faleceu Jorge Sampaio: da Fundação Cidade de Guimarães aos laços familiares

Redação
Sociedade \ sexta-feira, setembro 10, 2021
© Direitos reservados
Antigo presidente da República faleceu esta sexta-feira em Lisboa, no Hospital de Santa Cruz. Tinha 81 anos.

Jorge Sampaio, 81 anos, faleceu esta sexta-feira. O antigo presidente da República estava hospitalizado desde 27 de agosto com dificuldades respiratórias, acabando por não resistir à doença.

Natural de Lisboa, Jorge Sampaio é filho de Arnaldo Sampaio, nascido em Guimarães e um dos maiores especialistas portugueses em saúde pública, que dá nome a uma rua no centro da cidade e ao Centro de Saúde de Urgezes

O ex-presidente da República licenciou-se em Direito na Universidade de Direito de Lisboa, tendo aí desenvolvido uma atividade académica ativa, com persistente ação política em oposição à ditadura.

Militante do Partido Socialista (PS), Jorge Sampaio foi eleito deputado da Assembleia da República 1979, sendo que uma década depois é eleito secretário-geral do PS. Durante uma década, entre 1996 e 2006, foi presidente da República.

Jorge Sampaio esteve sempre ligado a Guimarães, tendo sido distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade em 2010, nas cerimónias do 24 de junho. Dois anos depois presidiu o conselho geral da Fundação Cidade de Guimarães, entidade responsável pela organização da Capital Europeia da Cultura, em 2012.  

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, manifestou o seu pesar pelo falecimento de Jorge Sampaio: "Todo o País está grato por tudo quanto Jorge Sampaio nos deu, sempre com grande serenidade e generosidade. A cidade de Guimarães está-lhe especialmente grata".

[ndr] Artigo atualizado às 12h25 com nota de pesar do presidente da Câmara Municipal de Guimarães. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: