skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 maio 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Faleceu José Lobo, figura marcante do desporto e associativismo vimaranense

Redação
Sociedade \ quarta-feira, maio 21, 2025
© Direitos reservados
Cerimónias fúnebres realizam-se esta quarta-feira, pelas 15h00, com missa na Igreja de São Dâmaso. O sepultamento terá lugar no cemitério da Atouguia.

José Lobo, um dos fundadores do Grupo Cultural e Recreativo Os Trovadores do Cano e antigo vereador da CDU na Câmara Municipal de Guimarães, faleceu esta terça-feira, 20 de maio, aos 85 anos.

Reconhecido pelo seu contributo inestimável para o associativismo e o desporto em Guimarães, José Lobo fundou, em 1958, o Grupo Desportivo "Os Unidos do Cano". Nos anos 1970, foi o principal impulsionador da introdução do atletismo nas atividades do clube. Pela sua dedicação, foi distinguido com o "Prémio Homenagem" na Gala do Desporto de Guimarães.

No campo cultural, teve um papel igualmente relevante como cofundador, ao lado de Manuel Magalhães, do grupo Os Trovadores do Cano, uma coletividade dedicada à preservação das tradições populares, como os cantares de Reis.

Além do seu percurso associativo, José Lobo desempenhou funções políticas como vereador da CDU na autarquia vimaranense, onde deixou igualmente a sua marca.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, manifestou publicamente o seu pesar pelo falecimento, destacando a importância de José Lobo na vida cívica, cultural e política da cidade. À família e amigos, endereçou as mais sentidas condolências.

As cerimónias fúnebres realizam-se esta quarta-feira, pelas 15h00, com missa na Igreja de São Dâmaso. O sepultamento terá lugar no cemitério da Atouguia.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #96