Faz cinco anos que o PEGADAS caminha por um mundo mais sustentável
Para assinalar os cinco anos do programa municipal de educação ambiental PEGADAS (Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável) foi apresentado esta quarta-feira, 30 de junho, uma publicação que retrata os projetos de educação ambiental, testemunhos e boas práticas de um programa que “é uma referência e pode ser replicado no país e no mundo”, segundo salienta Domingos Bragança.
Desenvolvido pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, o PEGADAS tem procurado impulsionar políticas para o ambiente, de forma inclusiva e transversal, através de um programa repleto de objetivos e atividades assente em princípios ecologicamente sustentáveis, com o intuito de iniciar uma mudança no comportamento da comunidade. Cerca de 20 mil alunos são envolvidos anualmente em mais de 200 ações, com a colaboração direta dos professores.
A coordenadora do PEGADAS, Patrícia Ferreira, fez menção ao “projeto com identidade” cumprindo o objetivo de “dotar as escolas de recursos e estratégias para que a educação ambiental fosse uma realidade em todas as escolas e complementasse a educação formal”.