skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
17 março 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Feira Afonsina vai ser antecipada em 2026: decorre entre 11 e 14 de junho

Redação
Cultura \ terça-feira, março 17, 2026
© Direitos reservados
Antecipação de uma semana visa estender os momentos que constituem pico de atratividade para atrair turistas a Guimarães por mais tempo. Programação no Largo Condessa do Juncal vai ser reforçada.

A Feira Afonsina começou em setembro de 2011, passou depois a realizar-se em junho em 2015, coincidindo, por vezes, com as comemorações do Dia Um de Portugal, e vai, em 2026, ser antecipada para se realizar entre 11 e 14 de junho – quinta-feira até domingo.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães confirmou a alteração após a aprovação, por unanimidade, das normas de participação no evento, na reunião quinzenal desta segunda-feira.

Ricardo Araújo vincou que a estratégia por detrás da antecipação da Feira Afonsina é a de evitar a sobreposição de iniciativas, numa referência às comemorações de 24 de junho, mas não só.

“No fim de semana posterior e nos fins de semana anteriores, já teremos iniciativas de programação importantes no calendário em Guimarães, razão pela qual, do nosso ponto de vista, devemos tentar alargar, estender. Nessa estratégia, a Feira Afonsina foi antecipada para o segundo fim de semana de junho", esclareceu.

Com o alargamento da programação, o autarca espera contribuir para que os turistas permaneçam em Guimarães por “mais tempo”. Ricardo Araújo disse, aliás, que a estratégia para o crescimento do turismo em Guimarães visa ir além dos turistas que passam pela cidade num só dia. Focada no médio prazo, essa estratégia identifica potencial para maior captação de turistas em Espanha, Reino Unido, França, Alemanha ou Estados Unidos, mas também em Portugal.

A Feira Afonsina de 2026 vai ter um reforço de programação no Largo Condessa do Juncal, referiu ainda o presidente da Câmara.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo