Feriado nacional a 24 de Junho? “Palavra é dos deputados” – Marcelo
O Presidente da República esteve em Guimarães para receber a Medalha de Honra do Município de Guimarães, atribuída há dois anos, e vincou, no seu discurso, que a batalha de São Mamede, travada a 24 de junho de 1128, foi o “momento fundador” de uma pátria que sobreviveu ao fim de quase nove séculos e que deve almejar a um “futuro ainda maior”. Questionado pela imprensa à saída do Paço dos Duques de Bragança sobre a elevação de 24 de Junho de 1128 a feriado nacional, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que a reflexão e a decisão sobre a pretensão vimaranense devem ser efetuadas pela Assembleia da República.
“É justo lembrar a importância desta batalha e deste dia. Foi aí que começou um processo muito longo e complicado que culmina na independência de Portugal. Como é que vai ser? A palavra é dos deputados da Assembleia da República”, disse.
Guimarães, acrescentou o Chefe de Estado, tem tentado “chamar a atenção” para a “importância” de São Mamede ter sido “a primeira batalha de muitas batalhas pela independência de Portugal”, mas, no seu entender, esta é uma matéria sobre a qual compete ao Parlamento pronunciar-se.
“É um processo em que a Assembleia da República tem a palavra a dizer. Neste momento, há uma intenção de chamar a atenção para esse problema. Veremos quando é que o Parlamento entende dever-se pronunciar sobre ele”, frisou.