Festa silenciosa no primeiro dia da Green Week
O programa da Green Week de 2022, marcada para 16, 17 e 18 de setembro, ainda está por desvendar na totalidade, mas um dos números do dia de abertura já se conhece: é a festa silenciosa.
Na Alameda de São Dâmaso, as colunas vão ser substituídas por auscultadores, e os participantes, no máximo 2.500, dançam com os aparelhos sem fios nos ouvidos, escolhendo cada um a música produzida ao vivo por dois DJ, adianta o Laboratório da Paisagem, entidade organizadora.
O nível de ruído numa cidade é um dos critérios em avaliação nas candidaturas a Capital Verde Europeia. Quando tentou sê-lo em 2020, Guimarães obteve a terceira melhor classificação entre as 13 cidades candidatas.
Assim denominada desde 2017, após o Green Weekend de 2016, a Green Week tenta promover valores e práticas consonantes com o desenvolvimento sustentável com tertúlias e exposições sobre natureza, biodiversidade, qualidade do ar e da água, mobilidade, economia circular ou clima, mas também com iniciativas lúdicas, artísticas e culturais.