skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 julho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Festa silenciosa no primeiro dia da Green Week

Redação
Ambiente \ segunda-feira, agosto 22, 2022
© Direitos reservados
Criado em 2016, como Green Weekend, o evento que celebra as boas práticas ambientais arranca com uma festa para 2.500 participantes. A música, essa, é ouvida por cada um, nos seus auscultadores.

O programa da Green Week de 2022, marcada para 16, 17 e 18 de setembro, ainda está por desvendar na totalidade, mas um dos números do dia de abertura já se conhece: é a festa silenciosa.

Na Alameda de São Dâmaso, as colunas vão ser substituídas por auscultadores, e os participantes, no máximo 2.500, dançam com os aparelhos sem fios nos ouvidos, escolhendo cada um a música produzida ao vivo por dois DJ, adianta o Laboratório da Paisagem, entidade organizadora.

O nível de ruído numa cidade é um dos critérios em avaliação nas candidaturas a Capital Verde Europeia. Quando tentou sê-lo em 2020, Guimarães obteve a terceira melhor classificação entre as 13 cidades candidatas.

Assim denominada desde 2017, após o Green Weekend de 2016, a Green Week tenta promover valores e práticas consonantes com o desenvolvimento sustentável com tertúlias e exposições sobre natureza, biodiversidade, qualidade do ar e da água, mobilidade, economia circular ou clima, mas também com iniciativas lúdicas, artísticas e culturais.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73