skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Festas de São Pedro - Toural: para a comunidade e com presença do Arcebispo

Redação
Sociedade \ sábado, junho 18, 2022
© Direitos reservados
Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro quer reabilitar a torre da Basílica de São Pedro, no Toural, mas está dependente da Câmara, da retirada da máquina do antigo relógio. Veja o programa.

O São Pedro será assinalado no coração de Guimarães com cinco dias de eventos promovidos pela Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, que tem no Toural a sua sede – mais precisamente na Basílica de São Pedro.

A programação conta com a presença do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, recentemente designado para o cargo, que vai participar num colóquio no dia 1 de julho, uma sexta-feira. Para além disso, o programa conta ainda visita aos espaços da Basílica, a atuação da Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho, um workshop e celebrações litúrgicas, entre outros eventos

“Num espírito de Igreja e basílica aberta, acolhedora e inclusiva, sinodal e samaritana, procuramos assinalar o São Pedro com um programa de atividades diversificado e aberto a toda a comunidade”, refere o Pe José Silvino, Juiz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro, em nota enviada à imprensa.

Outra iniciativa inserida no âmbito da celebração de São Pedro, é a visita à basílica. “A Igreja edifício e a Igreja povo fazem parte da cultura da Cidade e, portanto, Guimarães precisa da Basílica de São Pedro e a Basílica precisa de Guimarães, não podendo viver de costas voltadas”, diz o Pe José Silvino, acrescentando que a Irmandade pretende reabilitar a torre da basílica.

“Pretendemos reabilitar a torre da Basílica, mas essa intervenção está dependente da remoção da máquina antiga do relógio da torre que é propriedade da Câmara Municipal de Guimarães, sendo necessária uma decisão da autarquia quanto à retirada. É igualmente necessária uma intervenção nos telhados, sobretudo da nave central”, aponta.

 

FESTA DE SÃO PEDRO – BASÍLICA DE SÃO PEDRO (GUIMARÃES) | PROGRAMA

29 de junho (Quarta-feira) - Dia de São Pedro
10h00: Eucaristia solene presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga

30 de junho (Quinta-feira)
11h00: Workshop "A beleza com fé" com a participação de Isabel Caneja
21h30: Atuação da Tun'Obebes - Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho

01 de julho (Sexta-feira)
21h30: «Há» conversa com D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga. Moderação: Esser Jorge Silva (Sociólogo). Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento

02 de julho (Sábado)
Basílica Aberta "VarAndaVer" - Visita aos espaços da Basílica de São Pedro - Toural

03 de julho (Domingo)
11h00: Eucaristia com a participação do Grupo Effatha

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: