skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Filas de espera nas creches na mira de Bruno Fernandes

Hugo Marcelo
Política \ terça-feira, junho 08, 2021
© Direitos reservados
O líder da Coligação Juntos por Guimarães considera que perda de população é um problema claramente identificado e defende que “o Município tem que ter nesta matéria um papel mais interventivo”.

Bruno Fernandes, candidato da Coligação Juntos por Guimarães à presidência da Câmara Municipal de Guimarães considera que um dos principais problemas que se coloca aos casais jovens que pretendem constituir família no concelho é a disponibilidade de creches. Nesse sentido, o vereador visitou, na manhã de terça-feira, dia 8, o Centro Social de São Clemente de Sande para conhecer de perto essa realidade.

Segundo o candidato, o problema da perda de população está claramente identificado como um dos entraves ao desenvolvimento do concelho e a falta de resposta às famílias com crianças pequenas é uma das razões desta fuga de população. “O Município tem que ter nesta matéria um papel mais interventivo. Este problema relaciona-se direta ou indiretamente com outros, como o emprego, o custo da habitação, a política fiscal e os transportes. Neste conjunto de fatores, não podemos desvalorizar o problema das famílias que têm filhos até aos três anos, que têm que trabalhar e não encontram uma creche para deixar as suas crianças. Independentemente da resposta do Governo, se a Autarquia reconhece que este é um problema dos munícipes, tem que intervir”, afirma.

Bruno Fernandes referiu ainda que é necessário “dar condições a esses jovens para construírem a sua vida em Guimarães, não podemos querer que os jovens se fixem em Guimarães e depois ter lista de espera em todas as creches do concelho”.

A Coligação Juntos por Guimarães está a recolher informação sobre esta problemática e vai avançar com uma proposta nesta área no programa com que se vai apresentar a eleições.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70