skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Teatro e música fim de semana fora em Brito, Ronfe, Pevidém e São Torcato

Redação
Cultura \ quinta-feira, março 23, 2023
© Direitos reservados
Os Espaços Criativos de Brito acolhem mais um MAPA, da Astronauta, e Ronfe uma noite de fado. Em Pevidém, o Teatro Coelima assinala o Dia Mundial do Teatro e São Torcato dá palco ao “Então vamos”.

O fim de semana promete encher-se de som e de movimento por algumas das vilas de Guimarães, começando e acabando em Brito. A quinta edição da Mostra de Artes Performativas da Astronauta (MAPA) arranca na sexta-feira à noite e encerra na tarde de segunda, com três sessões de teatro e dois concertos nos Espaços Criativos.

O palco acende-se a 24 de março, a partir das 21h30, com a reposição de Os Gigantes da Montanha, a última obra encenada pelo malogrado Moncho Rodríguez em Guimarães, com estreia a 23 de novembro de 2022, na sede da Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV), e agita-se na noite de 25, com vozes e texturas a vibrarem pelo Espaço – este MAPA tem precisamente uma referência espacial, ao planeta Marte mais concretamente.

Nesse sábado, Homem em Catarse sobe ao palco às 21h30 e Tyroliro às 22h30, ficando o after party a cargo do Oub’Lá. Essa tensão sonora precede um domingo à tarde encenado: depois da apresentação de 18 de março, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, o coletivo ATRAMA apresenta Crónicas de um homem mau, às 16h30.

O teatro é de novo protagonista na segunda-feira, precisamente o Dia Mundial do Teatro: num projeto que imiscui performance, música e literatura, Sara Meireles protagoniza (En)cantar com Alice e Sebastião, num projeto vocacionado para as crianças. Marcada para as 11h30, a sessão integra, ao mesmo tempo, a programação do ExcentriCidade.

 

 

O programa de descentralização cultural da Câmara Municipal de Guimarães emerge também em Ronfe e em Pevidém neste fim de semana: no sábado, a partir das 21h30, vai-se cantar o fado no salão paroquial de Ronfe. Vera Lima sobe ao palco para um concerto denominado Vera Lima Fatum, num espetáculo a que também se junta a Associação Guimarães Fado.

No dia seguinte, 4.º Esquerdo, do coletivo Ali’Arte é a peça ao abrigo do ExcentriCidade que se vai apresentar em Pevidém para as comemorações do Dia Mundial do Teatro. Marcada para as 17h00 de domingo, essa sessão encerra o evento de três dias organizado pelo Teatro Coelima no salão paroquial de Pevidém. Antes, sobem ao palco Que vida, Zé!, da Companhia de Teatro de Santo Tirso, a partir das 22h00 de sexta-feira, e Pequeno homicídio sem consequências, do Talaus Teatro, de Oeiras, às 22h00 de sábado.

 

 

Também no sábado, às 15h00, a GNR de São Torcato acolhe a peça de teatro Grupo Dramático, realizada ao abrigo do “Então vamos!”, projeto de animação cultural da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) vocacionado para a faixa etária acima dos 65 anos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: