skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
01 julho 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Final do concurso “Isto É Uma Ideia” decorre em Guimarães de 2 a 3 de julho

Redação
Sociedade \ terça-feira, julho 01, 2025
© Direitos reservados
O espírito empreendedor dos jovens estará em destaque de 2 a 3 de julho, na final nacional do concurso “Isto É Uma Ideia”, que decorrerá no IDEGUI e reunirá as melhores equipas escolares do país.

Depois de cinco finais regionais repletas de criatividade, inovação e espírito empreendedor, a final nacional do concurso "Isto É Uma Ideia" terá lugar nos dias 2 e 3 de julho, no Instituto de Design de Guimarães (IDEGUI), reunindo as melhores equipas de jovens empreendedores de todo o país.

Este hackathon de empreendedorismo será o culminar de um percurso iniciado há vários meses, no âmbito do projeto Pense Indústria – Pessoas, Digitalização e Sustentabilidade, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu e pelo programa Compete 2030, que desafiou alunos do 3.º ciclo, ensino secundário e profissional a criarem uma nova solução, que torne o dia-a-dia mais smart, simples e que, preferencialmente, também contribua para a sustentabilidade.

Durante dois dias intensivos, as equipas finalistas terão oportunidade de aprofundar as suas ideias, trabalhar com mentores especializados e apresentar os seus projetos perante um júri composto por profissionais das áreas da indústria, inovação e educação. A grande final pretende distinguir as propostas mais criativas, exequíveis e com verdadeiro impacto na sociedade.

"Mais do que uma competição, este é um exercício de cidadania ativa e um palco onde os jovens podem mostrar o seu talento, criatividade e capacidade de resposta aos desafios do mundo real. Em Guimarães, vamos assistir à energia transformadora de uma geração que não espera pelo futuro, inventa-o." afirmou Sofia Pelayo, Coordenadora Nacional do Projeto.

A equipa vencedora será premiada com uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, acompanhada pela coordenadora nacional do projeto. Este será um reconhecimento não só da qualidade da proposta apresentada, mas também do potencial transformador destes jovens inovadores.

A final nacional conta com o apoio do Município de Guimarães e dos centros tecnológicos CITEVE, CTCP, CTCOR, CATIM e CENTIMFE.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124