skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Folhear, ler, questionar. Urgezes têm um novo espaço de incentivo à leitura

Carolina Pereira
Educação \ terça-feira, junho 15, 2021
© Direitos reservados
Novo espaço privilegia a leitura e completa este edifício escolar.

Urgezes inaugurou a 9 de junho um espaço de incentivo à leitura infantil - a Biblioteca do Centro Escolar - um sítio convidativo que pretende oferecer mais informação e imaginação às crianças.

 

A inauguração contou com presenças de personalidade como o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, a Vereadora da Educação, Adelina Pinto, o presidente da Junta de Urgezes, Miguel Oliveira, a diretora do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Cristina Silva, a diretora da Biblioteca Municipal Raul Brandão, Juliana Fernandes e o coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, Rui Festa. 

 

Numa sala de leitura informal os alunos têm, ao seu dispor, uma grande variedade de livros de várias áreas de conhecimento. Um espaço que Adelina Pinto apela ao uso e que valoriza por ser de “inspiração para a leitura” e “uma experiência enriquecedora para a vida”.

 

Por força da pandemia, a sessão contou apenas com a presença de uma turma de alunos, que ofereceram pequenas frases a todos os presentes, evidenciando a sua perspetiva da importância dos livros e da Biblioteca e ainda uma breve performance. O coordenador da Rede da Biblioteca Escolar, Rui Festa, explicou que a ação desenvolvida foi da inteira responsabilidade das crianças. “Escreveram pela própria cabeça e isso demonstra o carinho que têm pela biblioteca”, apontou.

 

Em representação da Junta de Freguesia, Miguel Oliveira assinalou a evolução das infraestruturas o Centro Escolar de Urgezes. “Há sempre coisas para melhorar, mas esta escola está cada vez mais fantástica e com melhores condições para as crianças e professores. O próximo passo será a cobertura do recreio, a começar no final das aulas deste ano letivo”, referiu.

 

A criação da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho, assumida pelo Município de vital importância, complementa o trabalho realizado pela Biblioteca Municipal Raul Brandão. No concelho de Guimarães, existem 52 Bibliotecas Escolares (Escolas Secundárias - 4; Escolas Básicas 2,3 – 14 e Escolas do 1º Ciclo – 34). 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: