Formação masculina e feminina do Xico Andebol classificada com nível máximo
O CD Xico Andebol voltou a ser reconhecido como Entidade Formadora pela Federação de Andebol de Portugal na época 2022/23, mas com uma novidade pelo meio: atingiu o nível máximo de certificação (Nível 3) na formação masculina e na formação feminina. Em 2021/22, alcançara o Nível 3 nos escalões masculinos e o Nível 2 nos femininos.
O emblema azul e amarelo foi assim o único clube da Associação de Andebol de Braga a conseguir tal distinção em 2022/23 e integra o leque de quatro clubes no país com nota máxima nos dois géneros.
“A certificação como entidade formadora pela Federação de Andebol, que atesta a qualidade dos processos e a nossa "veia" formadora nos dois géneros, é a prova e resultado do esforço coletivo de toda a estrutura e da excelente apreensão de toda a comunidade do plano estratégico do clube”, reitera a nota publicada nas páginas do clube vimaranense nas redes sociais.
Com 154 andebolistas nos escalões masculinos de formação e 74 nos femininos, o Xico Andebol crê ainda que a certificação é testemunho do seu compromisso “com a excelência e a constante melhoria em todas as áreas de intervenção” e “prova do trabalho árduo e da eficácia do processo de certificação gerido pela Federação”, que tem evoluído para “elevar os padrões da modalidade”.
Os escolares vincam ainda que o feito não é apenas do clube, mas de “toda a comunidade do Xico, que continua a crescer, evoluir e a elevar o nome do andebol em Guimarães e além-fronteiras”.