skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Do golfe à natação, Gala do Desporto premeia experiência e juventude

Redação
Desporto \ quinta-feira, junho 29, 2023
© Direitos reservados
O centenário do Taipas e a homenagem à dirigente Paula Ferrão coabitam com o prémio carreira ao ex-nadador Rui Costa. Atletas do ano surgirão do ténis, polo, xadrez, ginástica ou desportos de combate.

A 12.ª edição da Gala do Desporto de Guimarães vai premiar datas redondas, décadas de trabalho em prol do desporto vimaranense, o fim de uma carreira de atleta que é agora treinador, o acolhimento prestado a quem fugia de uma guerra, a articulação entre uma escola e um clube e os talentos emergentes no território.

Nos quatro prémios em que o vencedor só será conhecido no evento, agendado para as 21h00 de sábado, no palco de sempre - o Multiusos -, os finalistas provêm do ténis, do karaté, da ginástica, do kickboxing, do xadrez e do polo aquático.

Francisca Jorge, atleta ligada ao Clube de Ténis de Guimarães, apesar de treinar no Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, Francisca Machado, da Associação Juvenil Karaté Portugal, e Sofia Smerteniuk são candidatas a Atleta do Ano Feminina.

Na categoria masculina, o prémio de Atleta do Ano será, com certeza, entregue a um atleta do Vitória SC, seja ele Nuno Mendes, campeão mundial numa categoria de kickboxing, Pedro Gil, do xadrez, capitão da equipa que subiu por duas épocas consecutivas, agora na divisão maior de Portugal, ou Pedro Sousa, tetracampeão de polo aquático.

Quanto às revelações, o galardão feminino vai ser entregue às futebolistas Francisca Castro (Vitória SC) ou Rita Cunha (Tabuadelo) ou à atleta Vitória Dias, do jiu jitsu do Vitória. Em masculinos, os candidatos ao prémio são Ângelo Fernandes, atleta de kempo, na KTF Team, Guilherme Silva, da ginástica acrobática do Guimagym, e José Pedro Jordão, atleta sub-14 no polo aquático do Vitória.

A entrega do prémio contempla a atribuição de uma bolsa de formação desportiva ao vencedor de cada um dos quatro prémios - 2.500 euros anuais a cada um dos dois atletas do ano e 2.000 euros a cada uma das revelações, repartidos, em todos os casos, por 10 mensalidades. Se o atleta mais votado já dispuser, porém, de apoio financeiro da Câmara Municipal de Guimarães, uma das entidades que organiza a gala, a par da Tempo Livre, a bolsa é atribuída ao segundo atleta mais votado.

A Gala vai também premiar os 100 anos do Clube Caçadores da Taipas. Fundado a 23 de novembro de 1923, o segundo clube mais antigo de Guimarães vai receber o Grande Prémio do Júri.

Já o prémio homenagem cabe a Paula Ferrão, antiga atleta que foi presidente do Xico Andebol e que agora exerce funções no Guimagym, clube premiado com o galardão de Ética no Desporto, face ao acolhimento de seis ginastas refugiadas da guerra na Ucrânia e respetivas famílias. O prémio Carreira cabe por sua vez ao agora treinador de natação Rui Costa pela sua carreira de atleta.

João Carlos Ribeiro, do judo da Cercigui, vai receber o prémio de Desporto Adaptado, enquanto Pedro Ribeiro, diretor da secção de polo aquático do Vitória, arrecada o galardão de Dirigente Desportivo do ano.

O projeto desportivo do ano, atribuído pela segunda vez, é o “Golfe na escola”, pela formação que a UCDR Guardizela presta aos alunos da EB 2 e 3 Virgínia Moura, em Moreira de Cónegos, no campo de golfe de Guardizela.

Com entrada livre, o evento também acolhe os Prémios de Mérito Desportivo, com entrega de troféus a todos os clubes e atletas de Guimarães que conquistaram títulos de campeonatos regionais, nacionais e internacionais.

 

 

Gala do Desporto 2023 - Premiados

 

PRÉMIO HOMENAGEM

Paula Ferrão

 

PRÉMIO CARREIRA

Rui Costa

 

PRÉMIO DIRIGENTE DESPORTIVO DO ANO

Pedro Ribeiro (Pólo Aquático – Vitória SC)

 

PROJETO DESPORTIVO DO ANO

Projeto Golfe na Escola – UCRD Guardizela e EB 2 e 3 Virgínia Moura

 

PRÉMIO DESPORTO ADAPTADO

João Carlos Ribeiro – Judo (CERCIGUI)

 

GRANDE PRÉMIO DO JÚRI

Clube Caçadores das Taipas

 

Finalistas PRÉMIO ATLETA DO ANO FEMININA

Francisca Jorge (Clube de Ténis de Guimarães – Ténis)

Francisca Machado (AJKP – Karaté)

Sofia Smerteniuk (Guimagym – Ginástica)

 

Finalistas PRÉMIO ATLETA DO ANO MASCULINO

Nuno Mendes (Vitória SC – Kickboxing)

Pedro Gil (Vitória SC – Xadrez)

Pedro Sousa (Vitória SC – Pólo Aquático)

 

Finalistas PRÉMIO JOVEM REVELAÇÃO FEMININA

Francisca Castro (Vitória SC – Futebol)

Rita Cunha (Grupo Desportiva Águias Negras de Tabuadelo – Futebol)

Vitória Dias (Vitória SC – Jiu-Jitsu)

 

Finalistas PRÉMIO JOVEM REVELAÇÃO MASCULINO

Ângelo Fernandes (KTF Team – Kempo)

Guilherme Silva (Guimagym – Ginástica Acrobática)

José Pedro Jordão (Vitória SC – Polo Aquático)

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73