
Gala do Desporto 2025 premiou atletas vimaranenses no coração de Guimarães
A Gala do Desporto de Guimarães 2025 distinguiu no sábado à noite, 12 de julho, no Largo do Toural, atletas, clubes e dirigentes que se destacaram ao longo do último ano pelo bom desempenho.
Na categoria de Atleta do Ano Masculino, o vencedor foi Uisma Lima, atleta de boxe do Vitória SC. Entre as nomeadas femininas, o prémio de Atleta do Ano Feminino foi entregue a Sara Ferreira, da equipa de atletismo do Vitória SC. Ambos estavam entre os candidatos previamente divulgados.Na categoria de Jovem Revelação Masculina, o galardão foi atribuído a Rodrigo Ribeiro, atleta de rope skipping do Molinhas – Clube de Rope Skipping das Taipas (CRST). A ginasta Ailara Stadnyk, da Guimagym, venceu como Jovem Revelação Feminina.
Foram ainda homenageadas diversas personalidades pelo contributo ao desporto local. Na categoria Carreira, foram distinguidos Ana Dulce Félix, no atletismo, José Mendes, no ciclismo, Manuel Freitas Mendes, no atletismo adaptado, e Vieirinha, no futebol. Novais de Carvalho foi reconhecido na categoria Homenagem, pelo seu trabalho na área da medicina desportiva.
O prémio Desporto para Todos foi atribuído a Nélson Silva, da CERCIGUI, enquanto o Projeto Desportivo do Ano foi para a equipa feminina de futsal G-Team. Já o título de Dirigente Desportivo do Ano foi entregue a Ana Rita Ribeiro, do futebol feminino do Vitória SC.
A cerimónia teve como objetivo reconhecer o mérito desportivo dos vimaranenses, valorizar jovens talentos e incentivar a sua permanência no tecido desportivo local, através da entrega de prémios e atribuição de Bolsas de Formação Desportiva nos valores de 2.000€ e 2.500€.