skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Gasolina sobe e desconto Autovoucher também, de cinco para 20 euros

Redação
Economia \ sexta-feira, março 04, 2022
© Direitos reservados
Medidas do Governo para conter impacto do aumento do preço dos combustíveis incluem ainda redução extraordinária do ISP e congelamento do aumento da taxa de carbono até 30 de junho.

As filas de automóveis já se acumulam em torno das bombas de combustível, como sinal dos aumentos que aí vêm: 14 cêntimos por litro para o gasóleo e oito cêntimos por litro para a gasolina, a partir de segunda-feira.

Para mitigar o efeito dessa atualização, o Governo anunciou a subida do desconto no Autovoucher de cinco para 20 euros até ao final de março. Em vigor desde novembro, esse mecanismo atribuiu, até março, um reembolso de 10 cêntimos por litro até ao limite de 50 litros mensais de combustível aos consumidores registados na plataforma IVAucher, sendo o valor (equivalente a cinco euros) pago com o primeiro abastecimento do mês. A medida conta até agora com 1,6 milhões de beneficiários, tendo já reembolsado 26 milhões de euros.

Em conferência de imprensa realizada nesta sexta-feira, o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, e o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, confirmaram ainda a “redução extraordinária” das taxas do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), mantendo a descida em dois cêntimos na gasolina sem chumbo e em um cêntimo no gasóleo e o congelamento da atualização da taxa de carbono até ao final de junho.

O Governo prolongou ainda por três meses o apoio dado a táxis e autocarros, subindo o apoio de 10 para 30 cêntimos por litro.

De acordo com os preços de referência da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), o preço médio do gasóleo simples é hoje de 1,754 euros por litro e, a partir de segunda-feira, deve aproximar-se dos 1,90 euros por litro nos postos de abastecimento em Portugal, enquanto o preço médio da gasolina 95 - atualmente em 1,795 euros por litro – deve chegar aos 1,88 euros por litro.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: