skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
12 setembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Gouveia e Melo inicia recolha de assinaturas em Guimarães com rotas locais

Sofia Rodrigues
Política \ sexta-feira, setembro 12, 2025
© Direitos reservados
Gouveia e Melo inicia, em Guimarães, a recolha de assinaturas para a formalização da candidatura, através de rotas temáticas que percorrem comércio, instituições e freguesias.

A recolha oficial de assinaturas no concelho de Guimarães para a formalização da candidatura do Almirante Gouveia e Melo à Presidência da República será efetuada através da realização de rotas temáticas pelo território vimaranense.

Os contactos exploratórios já começaram a ser feitos, com a criação de equipas distribuídas pelo concelho vimaranense, que vão estar no terreno com a declaração de requerimento de certidão de inscrição no recenseamento eleitoral e a declaração de propositura de candidatura, a entregar no Tribunal Constitucional, nos termos da lei eleitoral para a escolha do próximo presidente da República.

"O nosso Almirante tem como prioridade o sentido de cidadania, o contacto de proximidade e a relação direta com o eleitorado! As pessoas têm rosto e as suas assinaturas são uma extensão de quem pretende contribuir para o seu processo de candidatura a Belém", sublinhou Vítor Oliveira, o mandatário de Guimarães da candidatura liderada por Henrique Gouveia e Melo.

As rotas pelo concelho terão início no comércio local, no centro da cidade, mas abrangerá também os estabelecimentos comerciais existentes na periferia, em especial, nas vilas e em todas as freguesias do concelho de Guimarães.

"O nosso candidato privilegia os contributos de diferentes protagonistas e em diferentes geografias físicas e humanas", destacou Carlos Caneja Amorim, coordenador da zona norte da candidatura.

Depois do comércio local, seguir-se-á a recolha de assinaturas com rotas pelas instituições de Guimarães, associações culturais, sociais e desportivas, tecido empresarial, entre outras organizações do setor público e privado do território vimaranense.

"O objetivo é envolver a comunidade numa candidatura que pretende ser representativa de todos", reforçou Vítor Oliveira, mandatário de Guimarães da candidatura de Gouveia e Melo às eleições presidenciais, programadas para o início do ano de 2026.

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124