skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
11 outubro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Gouveia e Melo recolhe assinaturas junto à Torre da Alfândega

Sofia Rodrigues
Política \ sábado, setembro 20, 2025
© Direitos reservados
Após a visita ao supercomputador "Deucalion", o candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo encontra-se, desde as 9h30, numa sessão pública de recolha de assinaturas junto à Torre da Alfândega.

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo está este sábado, 20 de setembro, em Guimarães, onde desde as 9h30 decorre uma sessão pública de recolha de assinaturas junto à Torre da Alfândega, onde está inscrita a frase “Aqui Nasceu Portugal”.

A recolha de assinaturas destina-se à formalização da candidatura do Almirante à Presidência da República e insere-se no programa de rotas temáticas promovidas pela delegação local. Segundo a candidatura, as equipas de voluntários estão distribuídas por todo o concelho, passando pelo comércio local, instituições, associações culturais, sociais e desportivas, bem como pelo tecido empresarial. As rotas continuarão ao longo dos próximos dias, abrangendo também as freguesias periféricas do concelho de Guimarães.

Visita ao supercomputador "Deucalion"

Na tarde de sexta-feira, 19 de setembro, Henrique Gouveia e Melo visitou o campus de Azurém da Universidade do Minho, onde está instalado o supercomputador "Deucalion".

O equipamento, inaugurado a 6 de setembro de 2023, tem capacidade para executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo e foi descrito pelo mandatário local da candidatura, Vítor Oliveira, como um projeto que “visa acelerar a produção de ciência e inovação de excelência em Portugal em diversos domínios”.

O Deucalion, que representou um investimento de 20 milhões de euros, resulta de uma parceria entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a empresa comum europeia EuroHPC, com a colaboração da Universidade do Minho. Entre as suas aplicações destacam-se a inteligência artificial, medicina personalizada, design de fármacos, novos materiais, observação da Terra e oceanos, combate às alterações climáticas, mobilidade e veículos autónomos.

A deslocação do candidato contou com a presença de elementos da estrutura de campanha, incluindo o coordenador da zona norte, Carlos Caneja Amorim, o coordenador local, António Ribeiro, e o mandatário de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124