skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Governo vai requalificar quatro bens patrimoniais vimaranenses

Redação
Cultura \ terça-feira, maio 11, 2021
© Direitos reservados
Conselho de Ministros aprova o Programa de Investimentos para o Património Cultural. Castelo de Guimarães, Paços dos Duques, Museu de Alberto Sampaio e Igreja de São Miguel figuram na lista

“Em todo o território nacional, existem museus, palácios, monumentos e equipamentos culturais que requerem intervenções” e, por isso, uma resolução do Conselho de Ministros publicada esta terça-feira em Diário da República, dá nota da aprovação do Programa de Investimentos para o Património Cultural. Entre os bens patrimoniais a intervencionar estão o Castelo de Guimarães, a Igreja de São Miguel, o Paço dos Duques de Bragança e o Museu de Alberto Sampaio.

“O investimento em património cultural imóvel é, ademais, decisivo para o futuro do património cultural móvel integrado, promovendo a sustentabilidade das coleções a longo prazo, com impactos muito relevantes na coesão económica, social e territorial do país”, lê-se no documento do Conselho de Ministros.

Este programa de investimentos vai incidir em património de norte a sul e deve estar terminado até 2027. Segundo o Governo, “foi efetuado o levantamento das necessidades de intervenção no património cultural imóvel público prioritárias”, incidindo sobre bens da propriedade ou sob gestão do Estado.

A versão do Plano de Recuperação e Resilência (PRR) que o Governo entregou em Bruxelas prevê a requalificação de 49 museus, monumentos, palácios e teatros do país. O pacote contempla 243 milhões de euros ao setor da cultura.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: