Música, conversas, livros, andar de bicicleta: aí está a Green Week
Verde por si só no dia a dia – na primavera e no verão -, a Alameda de São Dâmaso é também o coração do maior evento público da cidade quanto a práticas e políticas ambientais, entre sexta-feira e domingo.
Sem os grilhões da pandemia, a Green Week de 2022 reúne discussões mais formais sobre ecologia – o debate “Bio Conversa: que planeta queremos?”, com a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, a diretor regional do ICNF Norte, Sandra Sarmento, e do antigo diretor executivo do Laboratório da Paisagem, Jorge Cristino, às 18h00 -, com as apresentações de livros – o livro do projeto “Urgezes Circular”, às 10h30 de sábado, e “Os planetas de Samu”, às 21h30 de sábado na livraria Rimas e Tabuadas -, com o entretenimento – vários concertos à noite e a Silent Party, às 22h30 desta sexta-feira -, e com os incentivos à vida ativa.
Entre as iniciativas que apelam a estilos de vida mais sustentáveis, contam-se o Educabicla – a sensibilização para o uso da bicicleta como meio de transporte -, o “Estamos pela pontas” – iniciativa de recolha de pontas de cigarros no chão, às 18h00 de sábado – e o Guimarães Cycle Chic, marcado para as 10h00 de domingo.
Às portas da sexta edição, o passeio é um apelo a pedalar com roupas casuais, descontraidamente e sem complicações, incluindo ainda uma iniciativa Kidical Mass, movimento global para incentivar crianças e adultos a usarem modos ativos nas suas deslocações diárias.
Pelo meio, a Green Week acolhe duas figuras públicas: a cantora Aurea apresenta o mais recente projeto, Planeta Slow, a alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário de Guimarães, nesta sexta-feira, a partir das 16h30. No sábado, a partir das 17h00, João Manzarra discute questões ambientais no Fórum da Juventude.