skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Greentour. Guimarães juntou latitudes e deu a descobrir "boas práticas"

Redação
Ambiente \ sábado, julho 23, 2022
© Direitos reservados
Parceiros europeus passaram por Guimarães no âmbito do projeto Greentour: Economia Circular e Turismo Sustentáveis. O Laboratório da Paisagem acolheu certame.

Guimarães acolheu ao longo de três dias a segunda reunião do consórcio Greentour. No total são nove os parceiros deste projeto europeu, de latitudes como como Espanha, França e Andorra. O Laboratório da Paisagem é parceiro destino.

No arranque, no dia 18, os parceiros foram recebidos pelo Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva.O segundo dia foi marcado pela análise do andamento do projeto, tendo sido analisada pelos parceiros a ferramenta de avaliação ambiental desenvolvida para estabelecimentos turísticos e o mecanismo de extrapolação para os destinos turísticos. Por fim, foram dados os primeiros passos para a criação de um rótulo ambiental para os destinos turísticos.

Por entre reuniões de trabalho, os parceiros também tiveram a oportunidade de conhecer o património cultural, histórico e natural de Guimarães e "descobrir as boas práticas de turismo sustentável que o concelho tem para oferecer", escreve o Laboratório da Paisagem. A primeira visita foi à Quinta da Cancela, uma propriedade familiar com mais de 300 anos, que proporciona experiências de enoturismo, incorporando a sustentabilidade como um modo de vida. O último ponto de paragem foi a Montanha da Penha, onde usufruíram de uma visita guiada pela Irmandade de Nossa Senhora da Penha, e da descida pelo Teleférico.

O projeto Greentour: Economia Circular e Turismo Sustentáveis em destinos do espaço SUDOE visa melhorar os métodos de gestão do património natural e cultural através da implementação de redes e experimentação conjunta.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70