skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimabus: horários para estudantes alargados; proposta no CME pede mais

Redação
Educação \ quinta-feira, junho 02, 2022
© Direitos reservados
Adesão dos alunos aos passes mensais está abaixo do perspetivado pela operadora de transportes de Guimarães. Oferta gratuita mais abrangente em termos de horários.

Os estudante residentes no concelho de Guimarães com passe Guimabus viram os horários da operadora de transporte público serem alargados, permitindo agora aos jovens circular fora do horário letivo, numa medida articulada entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Guimabus – operadora de transportes públicos rodoviários do concelho.

Até agora os estudantes apenas podiam utilizar o respetivo passe nos horários letivos no percurso entre a sua residência e a escola. Essa limitação de percurso mantém-se, mas segundo informação apurada pelo Jornal de Guimarães junto da Guimabus, a oferta é alargada ao horário extra período escolar e também aos fins-de-semana.

Esta medida visa incrementar o uso do autocarro por parte das camadas mais jovens, de forma a operar a “mudança cultural” ambicionada quer pela Guimabus quer pela Câmara Municipal de Guimarães, sendo que em comunicado a Guimabus admite que “a adesão dos alunos aos passes mensais está muito longe da meta desejada”.

Apesar deste alargamento da oferta por parte da Guimabus, uma proposta submetida no Conselho Municipal de Educação propõe uma oferta mais ampla, totalmente gratuita independentemente do horário ou do percurso. Essa proposta pretende que os transportes sejam gratuitos para qualquer jovem em idade escolar, em todos os circuitos e em todos os horários.

Informação enviada às redações pela Guimabus:

PASSE ESTUDANTE - Passe gratuito para estudantes do ensino público do 1º, 2º e 3º Ciclos dos ensinos básico e secundário do concelho de Guimarães, incluindo os que residam a menos de 3 km do estabelecimento de ensino. Pode ser obtido na secretaria escolar.

 PASSE ESTUDANTE DO ENSINO PARTICULAR - Passe gratuito para estudantes do 1º, 2º e 3º Ciclos dos ensinos básico e secundário em estabelecimentos do ensino particular do concelho de Guimarães. Pode ser obtido na secretaria escolar ou na bilheteira da Guimabus.

PASSE MENSAL CIM DO AVE + UNIVERSITÁRIO - Passe gratuito para estudantes universitários residentes em Guimarães que frequentem o ensino superior dentro ou fora do concelho. Pode ser obtido na bilheteira da Guimabus.

PASSE MENSAL UNIVERSITÁRIO NÃO RESIDENTE - Passe com 50% de desconto para estudantes do ensino superior no concelho de Guimarães que sejam residentes no território da CIM do Ave (exceto no concelho de Guimarães). Pode ser obtido na bilheteira da Guimabus.

PASSE SUB18 - Passe gratuito destinado a crianças e jovens residentes em Guimarães com idade até 18 anos. De utilização ilimitada no percurso escolhido, é válido no mês de agosto. Pode ser obtido na bilheteira da Guimabus.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: