Guimabus transportou 4.3 milhões de pessoas no primeiro ano de operação
A Guimabus, concessionária dos transportes públicos rodoviários de Guimarães, registou 4.355.474 validações no primeiro ano de operação, de acordo com números fornecido pela empresa ao Jornal de Guimarães.
Este número fica um pouco aquém do perspetivado pela Guimabus, que há sensivelmente um ano apontava 7 milhões de validações como objetivo a atingir nos primeiros doze meses de concessão. Cumpriu sensivelmente 62% desse objetivo.
Ao todo foram percorridos quase 4 milhões de quilómetros, mais propriamente 3.782.177 quilómetros, sendo que as segundas e sextas-feiras são os dias em que se registam mais validações e as linhas noturnas são as que têm menos validações. Ainda de acordo com os dados da empresa, o horário em que se verificam mais validações é entre as 7 horas e as 9 horas, ou seja, no horário matinal.
A linha mais concorrida, a que mais validações teve neste primeiro ano de concessão, foi a Linha 011, Moreira de Cónegos – Gandarela. Ou seja, uma das linhas de ligação do centro da cidade à zona sul do concelho.