skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães prevê abrir mais 750 vagas nas creches durante ano letivo

Redação
Sociedade \ terça-feira, setembro 12, 2023
© Direitos reservados
As IPSS de Guimarães criaram até agora 338 lugares para crianças até aos três anos na sequência de uma portaria de 05 de julho, mas querem aumentar resposta ao longo do ano letivo.

Dois meses depois de publicada a portaria que legitima os pedidos das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) à Segurança Social para alargarem as respostas das creches, Guimarães criou 338 lugares em creche e tenciona atingir as 750 novas vagas ao longo do ano letivo.

Segundo nota da Câmara Municipal de Guimarães, todos os pedidos de alargamento apresentados pelas instituições obtiveram o parecer favorável do Centro Distrital da Segurança Social de Braga e tiveram, como princípio subjacente, a salvaguarda da qualidade, da segurança e do conforto das crianças.

Para além do universo de lugares de creche acima referenciados, estão em fase de criação mais 126 lugares, respetivamente, 84 no Centro Social de Brito e 42 na Associação Social Pevidém Vida a Cores.

As IPSS do concelho de Guimarães, acrescenta o município, têm vindo a envidar esforços no sentido de continuar a aumentar o número de lugares disponíveis, estando já em processo de licenciamento, a criação de 54 lugares no Lar de Santa Estefânia e 84 lugares na Cooperativa Mais Polvoreira – Solidariedade, Educação e Empreendedorismo Social. CRL, estas últimas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.

Em processo de elaboração de projeto, encontram-se várias outras instituições, prevendo-se a criação de mais lugares nos Amigos de Urgeses (32), no Centro Social de Souto (40), no Centro Social Bento Martins Júnior (42), na Associação de Desenvolvimento das Comunidades Locais (42) e na Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos (84).

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73