skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães assina protocolo para centro de formação do Modatex

Redação
Economia \ terça-feira, maio 17, 2022
© Direitos reservados
O concelho que mais têxteis exporta é o terceiro a receber a valência, depois de Barcelos e Santo Tirso. Objetivo é melhorar qualificação dos profissionais do setor.

O Centro de Formação da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios - o Modatex - e a Câmara Municipal de Guimarães tencionam celebrar um protocolo com vista à instalação de um Pólo de Formação Tecnológica do Têxtil e Vestuário no concelho, segundo a proposta que consta da agenda da reunião do executivo municipal da próxima quinta-feira.

O novo equipamento visa favorecer “um trabalho de proximidade com o tecido empresarial concelhio” e “colmatar necessidades”, criando “oportunidades e condições favoráveis à atração, fixação e formação de recursos humanos qualificados”, lê-se na proposta.

Criado em 2011, a partir da fusão do Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil (CITEX), do Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confeção (CIVEC) e do Centro de Formação Profissional para a Indústria de Lanifícios (CILAN), o Modatex presta serviços a empresas de têxteis e de vestuário, certifica competências, participa em projetos nacionais e internacionais e garante formação profissional.

Com sede no Porto e polos em Lisboa e na Covilhã – o epicentro da indústria de lanifícios -, a entidade já tem centros de formação em Barcelos, com 17 cursos, e em Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso, com 21. Responsável por um volume de formação médio anual de um milhão de euros para cerca de 10 mil formandos, o Modatex está prestes a abrir um centro de formação no concelho que mais têxteis exporta em Portugal: 965 milhões de euros entre um total nacional de 5.419 em 2021.

O município adianta que o “centro de formação de base tecnológica” disponibiliza “uma oferta formativa” com enfoque “nas áreas criativas, organização, desenvolvimento de produto, comércio internacional, marketing digital de moda, e-commerce e styling”, face às “necessidades emergentes de novos profissionais altamente qualificados”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70