skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães celebra a música erudita — e a banda sonora também chega à Penha

Redação
Cultura \ sexta-feira, julho 09, 2021
© Direitos reservados
Os três dias de certame apresentam um figurino já habitual, com o concerto de abertura do festival a ter lugar no pátio do Paço dos Duques de Bragança. Penha recebe dois momentos artísticos.

Está já fechada a programação da edição de 2021 do Guimarães Allegro – Festival da Música Erudita. Este ano, para além dos habituais concertos e recitais em espaços icónicos da cidade, a Montanha da Penha recebe dois momentos artísticos, dando continuidade à política de expansão dos locais de apresentação e chegando a públicos mais diversificados. 

Os três dias de certame apresentam um figurino já habitual, com o concerto de abertura do festival a ter lugar no pátio do Paço dos Duques de Bragança, quinta-feira, 15 de julho, às 19h00, com transmissão em streaming no Facebook do Município. A Orquestra de Guimarães será dirigida pelo maestro François Benda e terá como solista convidada a pianista Elina Gotsouliak.

O terceiro e último dia do festival Guimarães Allegro acontece ao sábado e dispersa-se pelo espaço público. O dia 17 de julho é uma jornada non-stop, constituída por duas partes. De manhã, às 10h30, o Quarteto de Metais da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos atuará na Rua Aristides Sousa Mendes (junto à estação inferior do teleférico). Às 11h15 é a vez do Ensemble de Trompetes da Banda Musical de Caldas das Taipas subir até ao Largo da Comissão da Penha, onde, às 12h00, atuarão também os Jovens Cantores de Guimarães.

O último segmento de sábado, 17 de julho, tem início às 17h00 com um recital a cargo do Quinteto Sinestesia. Será no Instituto de Design de Guimarães. Quem lá se descolar para o efeito, pode assistir também ao momento artístico seguinte do programa, a atuação do Ensemble de Clarinetes da Universidade do Minho que acontece às 18h00. Os dois últimos momentos transferem-se para o Largo Condessa do Juncal. Às 19h00, e com transmissão streaming no Facebook do Município, apresentam-se em recital o Ensemble de Trombones - Slide Bones Symbiosis. A fechar o cartaz do Guimarães Allegro, às 21h00, propõe-se o recital de Simant Duo.

Todos os momentos do programa estão classificados para público maior de 6 anos, sendo a entrada livre, embora limitada à capacidade dos espaços de apresentação. É necessário efetuar reserva para cada um dos concertos através da plataforma em.guimaraes.pt. Todo o evento está organizado de forma a respeitar as normas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde para o momento pandémico que atravessamos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73