Guimarães com 36 empresas na Heimtextil, maior feira de têxteis-lar
Das 58 empresas portuguesas que estarão na Heimtextil, em Frankfurt, entre 14 e 17 de janeiro, 36 têm sede em Guimarães. O concelho mais exportador do setor volta a estar representado pela maioria das empresas que marcaram presença em anos anteriores, entre as quais se incluem nomes estabelecidos no mercado há décadas – Lameirinho, Empresa Industrial Sampedro ou J. Pereira Fernandes. No ano transato, 38 das 65 empresas lusas no certame eram vimaranenses. A proporção era exatamente a mesma: cerca de 60% do contingente nacional.
No que a Guimarães respeita, a freguesia com maior representação na Heimtextil é São Jorge de Selho. Território com tradição no setor, a vila de Pevidém terá nove empresas na cidade alemã, sendo secundada pela União de Freguesias de Candoso São Tiago e Mascotelos, com cinco, e pela vila de Moreira de Cónegos, com quatro.
O Vale do Ave é, de longe, a área geográfica de Portugal mais representada, como atesta a presença de empresas de freguesias contíguas ao município de Guimarães: a Padrão Xadrez, de Vilarinho (Santo Tirso), a Felpinter, de São Martinho do Campo (Santo Tirso), a João & Feliciano, de Riba d’Ave (Vila Nova de Famalicão), a Colmaco, de Pedome (Vila Nova de Famalicão), ou a Kroma, ligada à Lasa, e a Mundotêxtil (Vizela).