skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães inaugura gabinete de apoio para cuidar de quem cuida

Pedro C. Esteves
Sociedade \ sexta-feira, fevereiro 19, 2021
© Direitos reservados
Apoiar os cuidadores informais e instituições com intervenção neste campo é o principal objetivo do programa "Guimarães, concelho cuidador".

A Câmara Municipal de Guimarães, em articulação com mais de 20 entidades públicas e privadas, apresentou oficialmente o programa “Guimarães, concelho cuidador”, cujo principal objetivo passa por apoiar os cuidadores informais e instituições com intervenção neste campo. O acordo vai, segundo a vereadora da ação social, Paula Oliveira, reforçar o “trabalho meritório na área dos cuidadores e potenciar sinergias existentes no território”. No âmbito da apresentação do programa, foi também inaugurado o Gabinete de Apoio ao Cuidador.

A funcionar nas instalações da Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa, este espaço físico vai operacionalizar as áreas de atuação do acordo assinado com o consórcio de parceiros que se juntaram para promover o trabalho em rede, âmago do projeto “Guimarães, concelho cuidador”. Com o objetivo de cuidar de quem cuida, o gabinete vai, entre outras ações, divulgar, junto de cuidadores e instituições, práticas e iniciativas que concorram para o seu bem-estar; apoiar e qualificar a intervenção dos cuidadores e das instituições; ou identificar, a nível de apoio jurídico, legislação de interesse que possa ser transmitida a cuidadores e instituições.

Numa aprestação que decorreu através de videoconferência, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, realçou o trabalho de cooperação desenvolvido e deseja que as entidades envolvidas “dupliquem ou tripliquem” no futuro próximo, até porque reconheceu tratar-se de uma “temática muito difícil”. “Sabemos a situação de muitos cuidadores – trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, sem interrupções. Algo que obriga a muita resistência e capacidade. É importante que nós, representantes institucionais, possamos dar o apoio para que os cuidadores possam desempenhar esse trabalho", indicou.

Segundo o presidente da delegação de Guimarães da Cruz Vermelha, em virtude da pandemia, o gabinete vai estar aberto apenas duas vezes por semana. Armando Guimarães sublinhou o trabalho da rede de apoio na disponibilização de “horas e conhecimento” e enalteceu o carácter singular da iniciativa: “O que estamos a trabalhar é um piloto, atrevo-me a dizer que não há de haver projeto semelhante a nível nacional. Pretende-se uma rede colaborativa para que , dentro das mais de 20 organizações, consigamos criar uma lógica de partilha sem querer duplicar o trabalho que é feito, trabalhar em complementaridade. Sentimos que isto é um elemento diferenciador.”

O ponto de vista é partilhado por Domingos Bragança, que destacou o "envolvimento e a partilha" das entidades envolvidas. "Tenho a convicção que a sociedade de amanhã vai beneficiar muito desse apoio partilhado", apontou.

O consórcio de parceiros conta com o Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância (Castiis), que desenvolveu o programa “Cuidar de Quem Cuida (CQC) com vista a capacitar técnicos e entidades locais para a intervenção, em rede, junto de cuidadores informais. A representante da instituição na conferência online, Carmina Rei, explicou a importância desta iniciativa: “Todos vamos, a certa altura, ter este papel de cuidadores. Estimava-se que existiam cerca de 800 mil criadores em Portugal, um número subestimado. Por causa da pandemia, serão 1,4 milhões. Uma população significativa, que precisa deste apoio.”

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70