
Guimarães conquista "Horizon Europe" com projeto para transição climática
A candidatura apresentada pelo Município de Guimarães e pela Vitrus Ambiente ao programa "Horizon Europe" alcançou a pontuação mais elevada entre os projetos selecionados para apoiar a transição climática em zonas periurbanas da Europa. O projeto faz parte do consórcio europeu periASTY, que reúne nove zonas periurbanas comprometidas com a neutralidade carbónica: Guimarães (Portugal), Dublin (Irlanda), Limassol (Chipre), Ljubljana (Eslovénia), Marselha (França), Helmond (Países Baixos), Kalamata (Grécia), Łódź (Polónia) e Sisslerfeld (Suíça).
Focado em quatro áreas estratégicas - mobilidade, energia, indústria e governança - o periASTY tem como objetivos aumentar a acessibilidade com soluções de mobilidade sustentável, reduzir emissões de gases com efeito de estufa, melhorar a qualidade do ar, promover comunidades energéticas locais sustentáveis, aumentar a eficiência energética na indústria e reforçar o planeamento urbano.
A distinção obtida no âmbito do "Horizon Europe" reforça o posicionamento de Guimarães enquanto território ativo na inovação urbana e ação climática. O município, enquanto "autoridade de transportes", destaca ainda o seu empenho na promoção de respostas mais sustentáveis e acessíveis no transporte público, alinhadas com metas de neutralidade carbónica e coesão territorial.