skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
08 setembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães destaca-se na reconstrução sustentável das cidades ucranianas

Redação
Sociedade \ terça-feira, julho 23, 2024
© Direitos reservados
Município destacado no relatório Eurocities: “Reconstrução sustentável das cidades ucranianas - Boas práticas de cidades por toda a Europa”

A cidade de Guimarães foi destacada no relatório da Eurocities: “Reconstrução sustentável das cidades ucranianas - Boas práticas de cidades por toda a Europa”. Esta publicação resulta de um projeto-piloto liderado pela Eurocities, que reuniu 11 cidades ucranianas e 34 cidades da UE/EEE numa iniciativa de um ano, com o objetivo de ajudar as cidades ucranianas a planear uma reconstrução sustentável e inclusiva.

A iniciativa, que nasceu de uma forte demonstração de solidariedade internacional após a invasão em grande escala da Rússia, mobilizou a aprendizagem entre pares e a capacitação entre cidades, combinando a expertise urbana com as necessidades locais na Ucrânia. Ao longo de 2023, as cidades participantes reuniram-se numa série de workshops online e exercícios práticos para promover uma visão de desenvolvimento urbano sustentável e identificar práticas, ferramentas e metodologias relevantes para auxiliar as cidades ucranianas no planeamento da sua reconstrução.

Refira-se que o relatório da Eurocities foca cinco pontos essenciais para a reconstrução sustentável: planeamento urbano integrado, energia limpa e eficiência energética, redução de riscos de desastres e resiliência, economia circular e mobilidade urbana sustentável.

O relatório destaca o ecossistema de governança - Guimarães 2030 -, uma iniciativa que reúne o setor público, universidades, associações sem fins lucrativos, cidadãos e meios de comunicação para definir projetos de desenvolvimento sustentável. O modelo de governança vimaranense coloca os cidadãos como principais atores na transformação urbana, promovendo um nexo cidadão-natureza que permanecerá como legado para as futuras gerações.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73