skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães é casa para 2481 cidadãos migrantes de 72 países, segundo o SEF

Redação
Sociedade \ sábado, dezembro 18, 2021
© Direitos reservados
Este sábado, 18 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional dos Migrantes. O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Guimarães efetuou 461 atendimentos no último ano.

Angola, Brasil, Bangladesh, Cabo Verde, Chile, ou Uzbequistão. No concelho de Guimarães residem 2481 cidadãos migrantes com autorização de residência, segundo dados do SEF, oriundos de 72 países. Os dados são divulgados pela Câmara Municipal do Guimarães este sábado, Dia Internacional dos Migrantes.

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Guimarães, criado em 10 de maio 2010 com o objetivo de criar pontes culturais e linguísticas, "efetuou 461 atendimentos, maioritariamente no apoio à regularização em território nacional e dos familiares" no último ano, adianta ainda o município.

A tipologia dos atendimentos é a regularização pela via do trabalho, reagrupamento familiar e apoio o contato com o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, para agendamento na resolução. Ultimamente o CLAIM tem sido abordado por algumas empresas à procura de trabalhadores.

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes faz a diferença na vida das pessoas e dispõe ainda de um portal de apoio (https://migrante.cm-guimaraes.pt/). Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Migrante, a Coordenadora do CLAIM, deslocar-se-á no dia 20 de dezembro ao Agrupamento de Escolas Virgínia Moura para uma ação de envolvimento e acolhimento da comunidade migrante para os do 9º ano.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: