Guimarães e o Dia dos Migrantes: eventos e debate sobre integração escolar
Guimarães promove uma mostra intercultural focada no Bangladesh e um debate sobre integração de crianças migrantes no contexto escolar a propósito do Dia Internacional dos Migrantes, que se assinala em 18 de dezembro.
Organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), em parceria com o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, a plataforma Guimarães [IN]volve e a associação Palavras Infinitas – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, o programa arranca no domingo à tarde, com um evento que tem como país convidado o Bangladesh.
Entre as 16h00 e as 20h00, as instalações da Escola Secundária Francisco de Holanda são palco para a gastronomia, artesanato, música e dança daquele país da Ásia Meridional, banhado pela Baía de Bengala.
No dia 18, segunda-feira, o Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda recebe um debate sobre integração das crianças migrantes no contexto escolar, que procura abordar estratégias e desafios para uma inclusão mais efetiva e acolhedora.
Em funcionamento desde maio de 2010, o CLAIM tem a missão de apoiar ativamente o processo de acolhimento e integração dos migrantes e de criar laços culturais e linguísticos entre os migrantes e a comunidade local.
“Estas iniciativas procuram realçar a importância da diversidade cultural e reforçar o compromisso de Guimarães com a integração e acolhimento dos migrantes, celebrando as suas contribuições para a riqueza e dinamismo da cidade”, realça o comunicado emitido pela Câmara Municipal.