skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães e o Dia dos Migrantes: eventos e debate sobre integração escolar

Redação
Diversidade & Inclusão \ quinta-feira, dezembro 14, 2023
© Direitos reservados
Escola Secundária Francisco de Holanda é epicentro do programa organizado pela Câmara Municipal, com uma mostra intercultural que destaca o Bangladesh e um debate sobre crianças migrantes na escola.

Guimarães promove uma mostra intercultural focada no Bangladesh e um debate sobre integração de crianças migrantes no contexto escolar a propósito do Dia Internacional dos Migrantes, que se assinala em 18 de dezembro.

Organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), em parceria com o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, a plataforma Guimarães [IN]volve e a associação Palavras Infinitas – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, o programa arranca no domingo à tarde, com um evento que tem como país convidado o Bangladesh.

Entre as 16h00 e as 20h00, as instalações da Escola Secundária Francisco de Holanda são palco para a gastronomia, artesanato, música e dança daquele país da Ásia Meridional, banhado pela Baía de Bengala.

No dia 18, segunda-feira, o Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda recebe um debate sobre integração das crianças migrantes no contexto escolar, que procura abordar estratégias e desafios para uma inclusão mais efetiva e acolhedora.

Em funcionamento desde maio de 2010, o CLAIM tem a missão de apoiar ativamente o processo de acolhimento e integração dos migrantes e de criar laços culturais e linguísticos entre os migrantes e a comunidade local.

“Estas iniciativas procuram realçar a importância da diversidade cultural e reforçar o compromisso de Guimarães com a integração e acolhimento dos migrantes, celebrando as suas contribuições para a riqueza e dinamismo da cidade”, realça o comunicado emitido pela Câmara Municipal.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: