Guimarães é o sétimo concelho no país com mais PME Líder em 2021
No universo das Pequenas e Médias Empresas de Guimarães, 227 foram distinguidas com o selo PME Líder pelo trabalho que fizeram em 2021, informou a Câmara Municipal de Guimarães nesta quinta-feira, a partir dos dados publicados pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, responsável por atribuir o selo de reputação.
Esse número coloca o mais populoso município da Comunidade Intermunicipal do Ave como o sétimo do país no número de empresas reconhecidas. Acima, surgem dois municípios da Área Metropolitana de Lisboa – Lisboa, o mais premiado de todos, com 716, e Sintra, com 286 -, dois da Área Metropolitana do Porto – o Porto, com 360, e Vila Nova de Gaia, com 279 -, Leiria (302) e o vizinho concelho de Braga (304).
Os restantes membros do Quadrilátero Urbano, Vila Nova de Famalicão e Barcelos, figuram também entre os 10 municípios mais reconhecidos, tal como a Maia.
Ramificado por várias categorias, o setor têxtil é aquele que mais PME Líder agrega em Guimarães, seguindo-se o calçado, o comércio por grosso e por retalho, o setor alimentar, o fabrico de cutelaria, a manutenção de automóveis, a construção e a extração de granito.
O estatuto PME Líder, realça a nota da Câmara Municipal, visa premiar “o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores”, sendo atribuído “em parceria com o Turismo de Portugal - no caso das empresas do setor do turismo - um “conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros”.
As PME Líder têm acesso a um conjunto de benefícios, como condições especiais a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação da relação com a banca e o prestígio associado à marca PME Líder na relação com as partes interessadas na respetiva atividade, acrescenta o comunicado.