
Guimarães e ProChild CoLab promovem iniciativa “O Futuro Começa no Berço”
O Município de Guimarães, em parceria com o ProChild CoLAB, promove a iniciativa “O Futuro Começa no Berço” até 29 de março. Integrada na Semana Internacional do Cérebro, a programação desdobra-se em várias ações de sensibilização para a importância das neurociências no desenvolvimento infantil e a repercussão desse conhecimento na sociedade.
A 13 de março, entre as 15h00 e as 17h00, o auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão acolhe a atividade “o jogo da arquitetura cerebral”, que aborda o impacto das experiências no desenvolvimento do cérebro das crianças durante a primeira infância. A experiência interativa será complementada por uma discussão sobre as implicações práticas desse conhecimento.
A sessão de encerramento decorre no dia 15 de março, das 15h00 às 17h00, no auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, com uma conversa sobre neurociência, infância e sociedade. A moderação da partilha de ideias será da responsabilidade da vereadora da educação, Adelina Paula Pinto, e contará com a participação de Daniel Sampaio, psiquiatra e escritor, de Adriana Sampaio, professora e investigadora da Universidade do Minho e de Tânia Sampaio, psicóloga clínica no hospital Sra. da Oliveira.
Além destas atividades, nos dias 15, 22 e 29 de março, serão promovidas as oficinas "descobre o teu cérebro", para famílias com crianças dos 3 anos 12 anos, e "a neurociência da parentalidade: o que muda no cérebro quando somos pais?", com a participação de Ana Ganho-Ávila, investigadora da Universidade de Coimbra e Ana Mesquita, investigadora da ProChild CoLAB.
As oficinas realizam-se no auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão e têm como objetivo estimular a reflexão sobre a construção de um futuro mais consciente e informado para as novas gerações.
As inscrições podem ser feitas no site da ProChild CoLab.